4 de jul de 2007

A profissão do Designer...

O design de interiores, confundido por vezes com decoração de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, palácios etc.).
Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas
e funcionais que dependam do fim a que este se destina.
O Tecnólogo em Design de Interiores projeta ambientes, utilizando e combinando cores, materiais, texturas e dispondo móveis e acessórios. Ele estuda em detalhes da área a ser criada ou reformulada, monta o orçamento e o cronograma da obra, desenha elementos que vão compor esse espaço, a disposição dos móveis, escolhe os adornos e revestimentos de pisos, paredes e tetos, sempre atento ao desejo do cliente, à estética e a funcionalidade do local. Pode projetar também salas comerciais, residências ou espaços em bancos, escritórios, consultórios e lojas. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar, também, como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou ainda como consultor em lojas de móveis.


- Descrição segundo o site Wikipedia, a enciclopédia livre.

7 comentários:

  1. Margarida6/10/09 08:38

    A minha dúvida em relação aquilo que foi referido é como um profissional de Design de Interiores pode trabalhar como autônomo?

    ResponderExcluir
  2. Olá Margarida
    O profissional de design de interiores pode trabalhar como autônomo e na maioria das vezes é isso que acontece... Mas pode trabalhar como prestador de serviço para empresas do ramo ou em parceria com outros profissionais.
    Temos um registro profissional que se chama ABD que garante a qualidade dos serviços prestados!

    ResponderExcluir
  3. um designer de interiores pode quebrar paredes???

    ResponderExcluir
  4. Olá Felype e Carla

    Obrigada pelo contato.

    O designer pode quebrar paredes desde que não sejam estruturais. Se essas são de vedação, tanto em alvenaria comum como em drywall, o designer pode sim construí-las ou removê-las.

    ResponderExcluir
  5. Carla eu tenho 16 anos e sou uma estudante do 3ºano do encino medio,desde quando eu tinha 12 anos de idade eu gostava de mecher com decoração de casa escolher moveis pintura e etc mas eu não sabia ao certo qual era o nome dessa profissão(design)mas como eu estou no meu ultimo ano do encino medio ja esta na hora de eu começar a penssar no q irei fazer ano que vem como eu disse antes eu quero ser design de interiores mas eu não tenho talento algum para desenhar,embora eu seja boa em calculos,e frequento uma escola publica,eu pergunto se ha possibilidades de eu seguir esse sonho mesmo nao tendo talento algum para desenho ou se devo fazer um cursso tecnologo de arquitetura ou paisagismo antes do design sao tantos obstaculos que as pessoas poem a minha frente eu posso apenas fazer a faculdade de design de interiores ou eu preciso de fazer o cursso de aequitetura ou paisagismo antes de tomar essa decisão?

    ResponderExcluir
  6. Carla o retorno financeiro para um designer de interiores é bom?

    ResponderExcluir
  7. Olha, não é preciso talento para desenho nesse curso. Lá mesmo se aprende como fazer as representações padronizadas, como se começasse do zero até para quem tem facilidade com desenhos. O que é mesmo "exigido" no curso, é fazê-lo com gosto e vontade. No curso você pode também aprender a ter uma persepção mais elevada de cada elemento e dos efeitos que eles trazem. Estou no primeiro período, comecei há duas semanas e meia e percebi que a maioria dos alunos não tem prática com desenhos, mas o desempenho é elevado e eles conseguem se adaptar corretamente às atividades.

    Dependendo do quão bom designer vc possa ser, o capital pode ter nível alto ou "baixo".

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!