31 de mai de 2008

O que os japoneses trouxeram de bom...

Hoje vou aproveitar o espaço para explicar a diferenças entre as almofadas japonesas:

FUTON - é uma versão aprimorada das antigas esteiras de palha; hoje é preenchido com algodão ou material sintético, tendo em média 5 cm de espessura.







ZABUTON - de todos, é o mais versátil, pois é uma almofada que pode ser usada na hora das refeições, para meditação, no encosto do sofá, em cadeiras, bancos, entre outras finalidades.






SHIKIBUTON - é um colchão que pode ser dobrado.






NATSUFUTON - desempenha o mesmo papel do edredom, mas é feito de tecido de algodão percal, que recobre uma manta uniforme de fibra de silicone.









ZAFU - o zafu tem origem chinesa e foi adaptado às origens japonesas; ZA significa assento e FU é o nome de uma planta chamada cattail. Originalmente, ele era preenchido com essa planta, mas hoje em dia, com o desenvolvimento dos materiais, pode ser preenchido com qualquer material que o deixe firme. Utilizado para meditação.




KAKEBUTON - edredom vendido junto com o shikibuton e com a almofada (chamada de Makura), que formam um conjunto japonês para dormir.






Todos eles são parecidos visualmente, mas têm suas funções distintas, e na origem japonesa, todos eles são muito importantes. Hoje todos eles foram incorporados à nossa cultura, mesmo com nomes diferentes, mas fazem as nossas cabeças e casas. Vale a pena aproveitar o que os japoneses nos trouxeram :D

Créditos:
Foto do Futon: http://sp.quebarato.com.br/classificados/almofada-futon__148559.html
Foto do Zabuton: http://www.shambhala.org/centers/vancouver/annc/cushions.html
Foto do Shikibuton: http://www.thefutonshop.com/product.aspx?productID=415
Foto do Natsufuton: http://brotandopormadrid.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
Foto do Zafu: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zafu
Foto do Kakebuton: http://futony.kidokai.cz/

Um comentário:

  1. muito bom, me ajudou muito no trabalho da faculdade, sobre arquitetura japonesa, e oq o japoneses trouxeram para beneficiar o design de interiores

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!