3 de ago de 2008

Paisagismo em Condomínios

Hoje, paisagismo virou sinônimo de qualidade de vida. Afinal, através de um estudo paisagístico, conseguimos ambientes mais agradáveis, através da criação de espaços de convivência, tanto para adultos, jovens e crianças, aproveitando de maneira eficiente, as áreas de uso comum nos condomínios.

Devemos observar que existem diferenças importantes na elaboração de jardins residenciais e de condomínios.

Nas residências, geralmente se trabalha sobre o terreno natural, e nos condomínios, principalmente os verticais, o projeto é desenvolvido sobre laje, a qual geralmente serve de cobertura para as garagens, nos subsolos, ou ainda para ocupar espaços que ficariam obsoletos na área externa do condomínio.

Além disso, temos que tomar cuidados quanto às espécies escolhidas para a composição dos jardins, principalmente com relação ao porte (muitas vezes os espaços são pequenos), às raízes (para que a impermeabilização não sofra danos), e à insolação (importante para o desenvolvimento das espécies), sendo assim, é interessante que haja a consultoria de profissional qualificado, seja ele, um arquiteto ou um paisagista.

Podas e cortes de árvores têm que ser feitos por empresas especializadas com autorização da prefeitura, para que as espécies não prejudiquem carros ou áreas de circulação de pessoas.

A iluminação também é muito importante no paisagismo, pois evita que pessoas fiquem escondidas em meio à vegetação, no caso de uma área grande, além do efeito estético e funcional, pois é possível visualizar a noite um jeito diferente de olhar o jardim. As poucas intervenções de iluminação nos jardins do condomínio já foram suficientes para evitar vandalismos, e iluminar melhor áreas que eram pouco iluminadas pelos postes.

A valorização de um apartamento dentro do condomínio chega até 30% acima do valor do imóvel quando há um paisagismo bem feito, revestimentos bem assentados e de qualidade, organização e limpeza. Vale lembrar que isso não depende apenas dos síndicos ou das equipes de segurança e limpeza, mas sim de todos os moradores e visitantes.

Nos condomínios estamos lidando com as necessidades e opiniões de várias pessoas, e nem sempre chegar num acordo é tarefa fácil. Mas vale lembrar que sempre deve haver um profissional qualificado para definir esses projetos e executá-los.

OBS: foto do site http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=360813

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!