8 de fev de 2008

Centenário da Imigração Japonesa

Esse ano, depois de muitas reportagens e comentários, acontece o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Além de tudo de bom que eles trouxeram para o país em termos de plantio, cultura e filosofia, a decoração não poderia ficar de fora.
O Japão é responsável por uma arquitetura moderna, de espaços pequenos, e de sistemas contrutivos inteligentes, como utilização de materiais reciclados, casas inteligentes em poucos espaços e prédios que suportam terremotos entre outros desastres naturais.

Além disso, temos no país hoje uma das maiores personalidades, que nasceu no Japão em 1913 e veio para o Brasil aos 23 anos para visitar o irmão e aqui ficou. Tomie Ohtake, uma das artitas plásticas de maior representatividade no mundo.

Rui Ohtake, um dos maiores arquitetos do país e principalmente do mundo, é filho de Tomie Ohtake, e faz com que a arquitetura no Brasil seja cada vez mais diferenciada e moderna, e é claro que não podemos deixar de citar que suas origens têm influenciado-o durante todos esses anos.

Como a comemoração este ano é especial, foi criado um mascote por Maurício de Sousa, chamado "Tikara", que significa força, vigor e energia, representando a luta dos japoneses em se estabelecer em um local totalmente diferente de suas origens e por se manterem.

Até mais!