27 de abr de 2008

Desafio Rio Criativo 2008



Vale a pena para os estudantes do estado do Rio de Janeiro participar do Desafio Rio Criativo.

O Desafio Rio Criativo oferece às Universidades e Escolas Técnicas a chance de inscrever os projetos de conclusão de curso mais inspirados de seus alunos. É uma forma de revelar quem são os novos talentos criativos do estado do Rio de Janeiro em Design de Produto e Ambiente Projetado.

O Rio de Janeiro possui matérias-primas estratégicas para o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadoras: Plástico, Aço, Rochas Ornamentais e Criatividade. O Desafio Rio Criativo - categoria Design de Produto irá escolher os melhores projetos com foco nessas matérias, além de avaliar critérios como sustentabilidade e potencial econômico.

Ao participar, as instituições de ensino ajudam a mostrar o talento de seus alunos, contribuindo para um futuro com mais criatividade em todo o Rio de Janeiro. Os projetos vencedores serão expostos na MOSTRA RIO CRIATIVO, no Museu Nacional de Belas Artes em maio, e seus autores ganharão prêmios de R$ 10 mil e R$ 8 mil para os 1º e 2º lugares.

As inscrições podem ser feitas através da sua instituição de ensino e vão até dia 05/05/2008, portanto corram! O regulamento e os contatos estão disponíveis no site. (clique no título deste post para ser direcionado)

BOA SORTE A TODOS!!!

Fonte:
http://www.firjan.org.br/riocriativo/desafio.html

Salão Internacional do Móvel de Milão 2008

Durante essa última semana estive acompanhando o que aconteceu de mais importante no Salão Internacional do Móvel em Milão este ano. Entre os dias 16 e 21 de Abril, foi possível ver mais de 2000 expositores, em um espaço de 500 mil metros quadrados, no Pavilhão de Exposições de RHO, que fica fora da área urbana de Milão e foi projetado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas.


Na verdade são várias feiras em uma só, com eventos que acontecem simultaneamente cm outros, todos de grande importância, como vídeo instalações, lojas que adaptam seus produtos e vitrines ao evento e aos clientes, o comércio em geral cria mostras e exposições com seus produtos, trabalhando novas leituras do mesmo.


Uma das coisas bem legais do Fuorisalone foi a comemoração do aniversário de 40 anos da poltrona "Sacco", produzida pela Zanotta, que é aquele puff vendido em semáforos no Brasil, cheio de bolinhas brancas de isopor. Essa poltrona foi criada por três arquitetos chamados Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro, e começou a ser produzida em 1968, pela própria Zanotta.

Produtos de louça e vidro foram produzidos representando produtos de uso do cotidiano, como caixas de leite, garrafas, entre outros, para criar uma consciência ecológica e deixar o consumidor mais atento ao seu dia-a-dia, com a preservação do meio ambiente.

Além do Salão Internacional, há o Salão Sattelite, onde os novos designers podem mostrar suas criações. Todos os stands deste salão são de estudantes de 22 escolas do mundo, menos do Brasil, que não participou esse ano. A ambientação desse pavilhão ficou por conta da preservação do planeta e da consciência ecológica.

A feira principal é onde estão todos os grandes fabricantes, e que fica dentro do RHO. Lá ficam claros alguns nomes de destaque como Jean Nouvell, que é um dos grandes nomes da arquitetura e do design no mundo, e que ganhou recentemente o prêmio PRITZKER PRIZE (o mais importante da arquitetura). Ele projetou o Museu Du Quai Branly em Paris e o Guggenhein no Rio de Janeiro, que por enquanto não tem previsão para sair do papel.

Além disso, foi possível ver cadeiras e espreguiçadeiras para ambientes para ambientes abertos e/ou públicos, plantas e luminárias em uma peça só, com estilos clássicos e modernos, estantes sensacionais em módulos totalmente adaptados à releitura da civilização moderna, com direcionamento curvo; utensílios de cozinha e decoração.

Também foi possível ver as famosas porcelanas brancas pintadas de azul, chamadas de Delft Blue, que tiveram destaque no Fuorisalone com design diferenciado e que lembram a cultura oriental.

Cozinhas modernas e futuristas puderam aparecer no stand bem mntado da Valcucine, com temas divertidos e trabalhando todas as qualidades que hoje em dia são essenciais e importantes em uma cozinha.

Para quem gosta, vale a pena dar uma olhada no site oficial e se deliciar com as novidades, que em breve chegarão ao Brasil.

FONTES:
www.cosmit.it
www.fuorisalone.it
http://casa.abril.com.br/customizados/brastemp/blog-milao/
www.casaclaudia.com.br

15 de abr de 2008

Paredes Bem Vestidas - Matéria da Revista AT

No dia 13/04/2008, foi divulgada uma matéria na Revista AT, que é encartada no jornal A Tribuna, veiculado em toda a baixada santista e litoral norte. O nome da matéria é "Paredes Bem Vestidas" e comenta sobre como o consumidor pode e deve comprar revestimentos para sua casa, as tendências e o que há de novo no mercado. Participei desta matéria como uma das designers que fornece muitas e boas informações importantes sobre o assunto.

Gostaria de agradecer à jornalista Nathália Santos Costeira, da coluna "Sua Casa" presente na revista AT, pelo interesse em meu blog e por ter sido fiel às informações passadas aos leitores.

Para ler a matéria você pode clicar no título deste post, que dará acesso ao site do jornal, clicar nas imagens do post para ampliá-las ou ainda copiá-las e ler em seu PC.

Até mais!!!


13 de abr de 2008

FEICON BATIMAT 2008


Este ano, a FEICON aproveitou para mostrar seu poder de marketing e imagem. Em apenas um dia, foi possível assistir vários shows, fazer contatos para novos projetos e conseguir parcerias com fornecedores.

Haviam muitas coisas repetidas, em comparação ao ano anterior, mas foi possível perceber o crescimento de algumas empresas, o desenvolvimento de novos produtos em empresas antigas e melhor ainda: empresas novas e com pontencial para crescerem muito.

Mas como especificadora, tenho minhas reclamações: muitas empresas não têm ou não fornecem material de apoio e para guardar seus nomes de cabeça é impossível. Em outras não foi possível nem entrar no stand para pegar informações, devido à quantidade de pessoas.

De qualquer forma, as novidades sempre superam a parte ruim. Revestimentos chineses de qualidade indiscutível, espelhos diferenciados, novos produtos e cores em tintas e massas, novos materiais em produtos comuns, entre outras.

O ano que vem esperamos novidades, mesmo!!!

OBS: foto retirada do site www.feicon.com.br

1 de abr de 2008

Cartela de Cores 2008/2009


O Comitê Brasileiro de Cores (CBC) apresenta a sua Cartela de Cores 2008/2009. Lançado bienalmente, o material visa nortear projetos de profissionais, especificadores e consumidores do setor. A Cartela traz 26 cores divididas em quatro grupos de comportamento, todos baseados no tema "Realizando Sonhos", abordando o gosto pela fantasia e pelo imaginário. São eles: Ecotom, Ludis, Neogolden e Maximini.

ECOTOM

Qual o tom? Verdes das matas fechadas, azuis de águas cristalinas, amarelo do sol escaldante, terracota de terras secas? Tudo isto e mais um pouco. Brasil, terra multicolorida, berço original do mundo tropical com sua reserva florestal, a maior do mundo. Ecologia vira sustentabilidade.

Era do Verde, fator determinante da tendência ECOTOM.

Os tons verdes são apostas certas, seguidos do preto e dos neutralizado, propondo a união dos brasileiros em busca de nova identidade.

LUDIS

Brincar, rir, viver feliz ! Quem não gostaria de poder dar basta a contratempos e dificuldades do tempo cotidiano? Este movimento caminha a passos largos para concretizar um comportamento lúdico e sonhador, que norteia o dia a dia de seus adeptos. O tons são fortes usa e abusa de grafismos coloridos que envolvem a forma principal, dentro de um contexto onírico.

MAXImini

Privilegiar uma estética de excessos é a vez, o que permite inventar coisas que não existem e que se tornarão únicas. Temos o hábito de dizer que a arquitetura cria lugares imaginários de uma realidade, portanto projetos devem nascer da imaginação alimentada pela emoção. Formas, medidas e cores transformam-se atingindo proporções emocionais que aguçarão sentimentos escondidos. Alongar, aumentar, distorcer ou então minimizar, microscopizar modificam a estética de vez. Tendência de vanguarda especula o design patrimonial reeditado em novas dimensões com matérias-primas totalmente originais sobre efeitos óticos muitas das vezes tridimensionais.

NEOGOLDEN

O clean dá vez a tudo que estiver guardado no baú. Tempo de comemorações!

No filme A Era do Ouro, que retrata Elizabeth I no ápice de seu reinado, encontra-se a representação fiel da ostentação e extravagância típicas do Barroco. Ouro em todas as expressões, brocados, rendas, bordados e purpurinas recheiam o conteúdo formal de uma época. A necessidade da aparência para marcar o poder acontece de tempos em tempos e marca o final de um ciclo.

Está na hora de usarmos todos os recursos desses ornamentos, aproveitando os efeitos provocados pela suntuosidade da decoração.

Para maiores informações, acesse http://www.corcecal.com/

FONTE: http://www.abd.org.br/site.asp?CodCanal=41&CodConteudo=385