8 de jan de 2009

Karim Rashid - Para o mundo!

O personalíssimo Karim Rashid já visitou o Brasil algumas vezes, no entanto, um panorama da sua obra, que mostra o porquê ele se tornou o grande nome do design do século XXI, nunca pôde ser visto pelo público brasileiro. Agora, pela primeira vez no país, o Instituto Tomie Ohtake – espaço dedicado às artes plásticas, arquitetura e design –, pela iniciativa de Roberto Cocenza da RS Promo, apresentou uma grande exposição do mestre internacional, com montagem especialmente desenhada por Karim e pelo curador Albrecht Bangert.

“A exposição realça o jogo entre realidade e artificialidade como algo típico do trabalho de Karim Rashid”, ressalta do curador. Segundo ele, a idéia do Instituto Tomie Ohtake de mostrar o trabalho do artista designer estimula o debate no Brasil sobre aspectos do design contemporâneo e seu impacto no dia a dia.

Com cerca de 60 obras, entre mobiliário, objetos e embalagens, a maioria proveniente do acervo do museu alemão Die Neue Sammlung, de Munique, a mostra evidenciou a força de um designer assumidamente global, um circunavegador que tem sua própria perspectiva global, conforme o define o crítico. “A teoria de que há uma dimensão espiritual na base da obra do designer evoca enorme surpresa, é este ‘terceiro olho’ que pretendemos ressaltar nesta mostra organizada no Instituto Tomie Ohtake”, explica Albrecht Bangert.

Da vivência universal, educação sofisticada nos campos da música, literatura e moda e competente trajetória no design industrial, Rashid constrói ousados e diversificados diálogos com parceiros das mais diversas origens. Dos japoneses Issey Miyake, Toyota, Kenzo, aos italianos Alessi, Bokka, Edra, Armani até à marca brasileira Melissa, o único princípio que tangencia os trabalhos é a inovação. Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos, e atua em 27 diferentes países, sendo um deles o Brasil. Ritmo de quem, desafiando a Bauhaus, costuma repetir: “Mais é Mais”.

A mostra estava em cartaz desde outubro de 2008 e terminou agora, dia 04 de Janeiro de 2009. Mesmo para quem não curte muito o Design, seja ele de mobiliário ou de interiores, valeu a pena a visita.

Informações do site:
http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/karim/karim.html
Fotos dos sites:
http://www.bonluxat.com/a/Karim_Rashid_Koochy_Sofa.html - Sofá Koochy, 2006
http://www.purecontemporary.com/Interview/article/17 - Lixeira Garbo, 1996
http://www.retrotogo.com/design/index.html - Cadeira Oh, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!