22 de nov de 2009

A Arte Indígena de Victor Brecheret

Hoje estive no Centro Cultural da CAIXA, na Sé, para ver a segunda parte da exposição do Brecheret, que faz parte de algumas das comemorações do ano da França no Brasil.

Com curadoria de Maria Aparecida Brecheret, a exposição traz obras inspiradas nos antepassados indígenas e no primitivismo milenar.

Foram selecionadas 24 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha de Marajó, no Pará, o artista criou grafismos que lembram escritas antigas. A terracota era um dos materiais que ele usava para entalhar lendas e mitos indígenas. Foi Mário de Andrade, amigo de Brecheret, que lançou a sugestão de abrasileirar a produção, pouco antes da Semana de Arte Moderna em 1922. Anos depois, as palavras do escritor influenciaram a obra de Brecheret.

Sobre o escultor...

Brecheret era italiano de nascença, mas se considerava brasileiro. Em 1912, já no Brasil, frequentou o Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo e no ano seguinte, voultou à Itália para ser aluno de Arturo Dazzi. Em 1915 abriu seu próprio atelier em Roma, onde sofre influência de escultores Rodin e Mestrovic. Depois de 6 anos na Itália, ele retornou ao Brasil, ganhou uma Bolsa de estudos do governo do estado de São Paulo e foi para a França (sua produção dessa época está exposta no SESC Vila Mariana e no post anterior aqui do blog). Quando retornou ao Brasil, participou da semana de 22. Em 1936 começou a trabalhar no Monumento às Bandeiras (apesar de ter passado muitos anos definindo como seria), e depois, em 1940, começou sua produção indígena. Ele participou das Bienais de Veneza em 1950 e 1952 (XXV e XXVI), das Bienais I, III e IV de São Paulo. Na Bienal de 1951, recebeu um Prêmio de Melhor Escultor Nacional, fora os outros recebeidos na França. Em 1955 ele faleceu.

Informações:
De 05/11 até 10/01/2010 - GRÁTIS
Caixa Cultural Sé - Praça da Sé, 111 - Galeria Michelon
De terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone: 11-3321-4400

OBS:
Informações retiradas do site: http://www.caixacultural.com.br/html/main.html
Fotos retiradas do site http://designinforma.blogspot.com/2009/10/obras-do-escultor-brecheret-chegam.html (a primeira escultura de chama Bartira e a segunda se chama O Beijo)

Um comentário:

  1. Oi Carla, tudo bom?
    Conheci seu blog por pesquisar o tema paisagismo e tomei a liberdade de incluir em minha lista de blogs amigos. Bom saber que mantém este espaço tão atualizado e interessante por aqui. Gostei muito!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!