6 de dez de 2009

Bienal de Arquitetura de São Paulo

Hoje estive na Bienal de Arquitetura em São Paulo. Para resumir a visita só tem uma palavra: Sensacional!!! Muito bonita, com projetos ainda no papel, em implantação ou já concluídos.


O céu é o limite para as criações dos arquitetos e dos estudantes que colocaram seus projetos lá. O interessante é ver o nível de criatividade que eles usaram para trabalhar as mesmas formas.


Foi muito legal ver também o stand da Prefeitura de São Paulo, com os projetos que já foram concluídos, os que estão em andamento e os que serão realizados. Tem muita coisa direcionada para as regiões mais carentes de infraestrutura urbana, como zonas Leste, Sul e Norte. Haviam projetos de meios de transporte rápidos, interligados às linhas de metrô, conjuntos habitacionais ecologicamente corretos, utilização de áreas degradadas para criar centros empresariais nas áreas mais populosas da cidade, como a Zona Leste (uma parte desse projeto já está em andamento, inclusive).


Uma coisa que ficou clara é que há uma preocupação com a situação atual das cidades muito populosas. Há esforços de muitos profissionais para reorganizar as cidades sem ter que deslocar muitas pessoas nem alterar o atual sistema de transporte e de vias. Existem soluções muito simples, mas que envolvem muita burocracia das prefeituras e do governo.



A sustentabilidade também estava presente na Bienal, com soluções de aproveitamento de material de obras, uso de outros materiais além dos convencionais, e utilização de espaços que não têm função. Como não há mais espaço, a tendência é a verticalização, então esses projetos precisam ser bem pensados para evitar perda de espaço, desperdício, não eficiência de usos, entre outras coisas.

Adorei mesmo ter ido lá, porque além de saber o que está acontecendo no cenário nacional e internacional, também complemento meu profissionalismo, minha experiência e meu repertório visual.




OBS: as fotos foram tiradas por mim, e hoje foi o último dia da exposição.

Detalhe para essa árvore de Natal no Ibirapuera, gente!!! Era quase do tamanho do obelisco, linda, e a inauguração foi hoje, às 19h! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!