31 de jan de 2009

Feiras em 2009

Este ano, como todos os outros, está recheado de feiras excelentes e com tendências mundiais, mas a diferença desse ano para os outros é que nunca antes se viu uma preocupação tão severa e dedicada com o meio-ambiente.

Logo abaixo, listei as feiras mais importantes do ano, que acontecem para designers de interiores, arquitetos, engenheiros e para o público em geral.

15ª PARALELA GIFT
(feira de design e produtos inovadores)
Acontece entre os dias 02 e 05 de Março
Local: Pavilhão da Bienal de São Paulo
Horário: 10h às 20h

38ª GIFT FAIR
(feira de design e produtos contemporâneos)
Acontece entre os dias 02 e 05 de Março
Local: Pavilhões Vermelho e Verde do Expo Center Norte
Horário: 10h às 20h

EXPOREVESTIR e KITCHEN&BATH
(feira de revestimentos em geral e móveis, louças e demais objetos para cozinhas e banheiros)
Acontece entre os dias 24 e 27 de Março
Local: Transamérica Expo Center
Horário: 10h às 19h

FEICON BATIMAT
(feira da construção civil em geral)
Acontece entre os dias 24 e 28 de Março
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Horário: 10h às 19h

I SALONI
(salão internacional do móvel de Milão)
Acontece entre os dias 22 e 27 de Abril
Local: Milão - Itália

12ª FIAFLORA EXPOGARDEN
(feira de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura)
Acontece entre os dias 23 e 26 de Setembro
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Horário: 12h às 20h (a confirmar)

Você pode visitar essas feiras e ver um pouquinho mais do que o mercado está lançando e ainda levar, se quiser, itens para sua casa e novos hábitos para sua vida.

Foto: retirada do site http://www.datacad.com.br/forum/viewtopic.php?t=610&sid=2cb0a5ecf054514cdd26a8a863027687

23 de jan de 2009

Jovens Profissionais 2009

Jovens Profissionais 2009 abre as inscrições para os profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores além de mais três novas categorias.

O projeto é realizado pelo terceiro ano consecutivo no Shopping Lar Center, 1° shopping temático do país. O Jovens Profissionais tem como objetivo dar a oportunidade de real inserção e estreitar o relacionamento dos futuros profissionais em formação da área de arquitetura e design, com o mercado de trabalho. Os profissionais são selecionados, e o resultado da seleção é registrado com uma publicação distribuída gratuitamente ao público-alvo

Os selecionados têm o desafio de criar um ambiente, apresentando suas habilidades na decoração das lojas do Shopping, passando pela aprovação de um júri de excelência na área, firmando a sua capacidade de desenvolver trabalhos tão qualificados quanto profissionais renomados.

Esta edição do projeto vem com três novas categorias; artes e paisagismo, voltada a profissionais já formados que buscam reconhecimento e ascensão profissional e a categoria estudantes, neste caso o selecionado terá um profissional da área para auxiliá-lo, a idéia é que os estudantes façam uma atividade, com o nível mais elevado, bem próximo a realidade do mercado de trabalho.

O Projeto Jovens Profissionais provou que apostar nos futuros especificadores é um exemplo de inteligência estratégica que aproxima o jovem profissional ao mercado de trabalho, além do crescimento de visitas ao shopping.

Poderão se inscrever profissionais formados a partir de 1999 pelo site: www.jovensprofissionais.com.br

Esses trabalhos serão posteriormente analisados e selecionados por profissionais renomados da área. O jovem profissional terá uma chance única de começar sua carreira com o aval de quem entende do assunto, sendo essa uma oportunidade única de projeção.

Inscrições Abertas até o final do mês de fevereiro.

A definição da data da mostra será feita de acordo com o andamento da seleção.

Eu já fiz minha insrição e já preparei o portfolio. Agora é só aguardar!!!

8 de jan de 2009

Karim Rashid - Para o mundo!

O personalíssimo Karim Rashid já visitou o Brasil algumas vezes, no entanto, um panorama da sua obra, que mostra o porquê ele se tornou o grande nome do design do século XXI, nunca pôde ser visto pelo público brasileiro. Agora, pela primeira vez no país, o Instituto Tomie Ohtake – espaço dedicado às artes plásticas, arquitetura e design –, pela iniciativa de Roberto Cocenza da RS Promo, apresentou uma grande exposição do mestre internacional, com montagem especialmente desenhada por Karim e pelo curador Albrecht Bangert.

“A exposição realça o jogo entre realidade e artificialidade como algo típico do trabalho de Karim Rashid”, ressalta do curador. Segundo ele, a idéia do Instituto Tomie Ohtake de mostrar o trabalho do artista designer estimula o debate no Brasil sobre aspectos do design contemporâneo e seu impacto no dia a dia.

Com cerca de 60 obras, entre mobiliário, objetos e embalagens, a maioria proveniente do acervo do museu alemão Die Neue Sammlung, de Munique, a mostra evidenciou a força de um designer assumidamente global, um circunavegador que tem sua própria perspectiva global, conforme o define o crítico. “A teoria de que há uma dimensão espiritual na base da obra do designer evoca enorme surpresa, é este ‘terceiro olho’ que pretendemos ressaltar nesta mostra organizada no Instituto Tomie Ohtake”, explica Albrecht Bangert.

Da vivência universal, educação sofisticada nos campos da música, literatura e moda e competente trajetória no design industrial, Rashid constrói ousados e diversificados diálogos com parceiros das mais diversas origens. Dos japoneses Issey Miyake, Toyota, Kenzo, aos italianos Alessi, Bokka, Edra, Armani até à marca brasileira Melissa, o único princípio que tangencia os trabalhos é a inovação. Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos, e atua em 27 diferentes países, sendo um deles o Brasil. Ritmo de quem, desafiando a Bauhaus, costuma repetir: “Mais é Mais”.

A mostra estava em cartaz desde outubro de 2008 e terminou agora, dia 04 de Janeiro de 2009. Mesmo para quem não curte muito o Design, seja ele de mobiliário ou de interiores, valeu a pena a visita.

Informações do site:
http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/karim/karim.html
Fotos dos sites:
http://www.bonluxat.com/a/Karim_Rashid_Koochy_Sofa.html - Sofá Koochy, 2006
http://www.purecontemporary.com/Interview/article/17 - Lixeira Garbo, 1996
http://www.retrotogo.com/design/index.html - Cadeira Oh, 2003