22 de nov de 2009

A Arte Indígena de Victor Brecheret

Hoje estive no Centro Cultural da CAIXA, na Sé, para ver a segunda parte da exposição do Brecheret, que faz parte de algumas das comemorações do ano da França no Brasil.

Com curadoria de Maria Aparecida Brecheret, a exposição traz obras inspiradas nos antepassados indígenas e no primitivismo milenar.

Foram selecionadas 24 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha de Marajó, no Pará, o artista criou grafismos que lembram escritas antigas. A terracota era um dos materiais que ele usava para entalhar lendas e mitos indígenas. Foi Mário de Andrade, amigo de Brecheret, que lançou a sugestão de abrasileirar a produção, pouco antes da Semana de Arte Moderna em 1922. Anos depois, as palavras do escritor influenciaram a obra de Brecheret.

Sobre o escultor...

Brecheret era italiano de nascença, mas se considerava brasileiro. Em 1912, já no Brasil, frequentou o Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo e no ano seguinte, voultou à Itália para ser aluno de Arturo Dazzi. Em 1915 abriu seu próprio atelier em Roma, onde sofre influência de escultores Rodin e Mestrovic. Depois de 6 anos na Itália, ele retornou ao Brasil, ganhou uma Bolsa de estudos do governo do estado de São Paulo e foi para a França (sua produção dessa época está exposta no SESC Vila Mariana e no post anterior aqui do blog). Quando retornou ao Brasil, participou da semana de 22. Em 1936 começou a trabalhar no Monumento às Bandeiras (apesar de ter passado muitos anos definindo como seria), e depois, em 1940, começou sua produção indígena. Ele participou das Bienais de Veneza em 1950 e 1952 (XXV e XXVI), das Bienais I, III e IV de São Paulo. Na Bienal de 1951, recebeu um Prêmio de Melhor Escultor Nacional, fora os outros recebeidos na França. Em 1955 ele faleceu.

Informações:
De 05/11 até 10/01/2010 - GRÁTIS
Caixa Cultural Sé - Praça da Sé, 111 - Galeria Michelon
De terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone: 11-3321-4400

OBS:
Informações retiradas do site: http://www.caixacultural.com.br/html/main.html
Fotos retiradas do site http://designinforma.blogspot.com/2009/10/obras-do-escultor-brecheret-chegam.html (a primeira escultura de chama Bartira e a segunda se chama O Beijo)

20 de nov de 2009

Brecheret e a Escola de Paris


Hoje estive na exposição do Vitor Brecheret, no SESC Vila Mariana. É uma exibição de obras escultóricas dele, grande expoente do Modernismo brasileiro, produzidas entre o período de 1920 e 1930. A exposição também é composta por fotos que registraram a estada de Brecheret em Paris, documentos, revistas, publicações, cartas e desenhos originais do artista. Eles têm visitas monitoradas à exposição e, aos finais de semana, a alguns locais da cidade, para conhecimento de sua obra pública (esse tem vagas limitadas, porém é de graça).

Participei da visita monitorada e foi bem interessante saber que ele criava as esculturas e as formas em argila e gesso, e depois passava para outra pessoa esculpir em pedra ou metal. Ver seu primeiro esboço do Monumento às Bandeiras também foi interessante, porque é só com muitos croquis que se consegue definir a obra final.

Ele saiu de uma fase que aplicava apenas a proporção àurea para uma fase de produção influenciada pelo Modernismo, Brancusi, entre outros artistas, mas sem perder o estilo próprio e a mescla de informações.

Abertura no dia 03/11, vai até 03/01
De 3ª a 6ª, das 9h às 21h, sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30
SESC Vila Mariana - Atrium e Térreo.
Rua Pelotas, 141 - Vl Mariana - SP

OBS:
- foto do Monumento às Bandeiras retirada do site http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Br/4463/1665.jpg
- foto da escultura Portadora de Perfume do site http://andrelossio.blogspot.com/2008/10/esttica.html

8 de nov de 2009

Selinho - Um Pouco Mais de Mim

Fiquei muito feliz por ter recebido o selinho da Letícia Ávila, do Blog Questão de Bom Gosto (http://questaodebomgosto.blogspot.com) Obrigada flor!

Como funciona:
*Postar o selo
*Completar as frases:
- Eu já.....
- Eu nunca....
- Eu sei...
- Eu quero...
- Eu sonho...
*Completar os pontilhados com as respostas e escolher 5 blogs para dar sequência a brincadeira

Bom, lá vão as minhas respostas:

- Eu já estive em momentos da minha vida que não queria que acabassem...
- Eu nunca faço tudo que tenho vontade de fazer, às vezes não dá pra fazer :)
- Eu sei muita coisa, mas quanto mais sei, mais tenho que aprender...
- Eu quero ser feliz!
- Eu sonho com a realização total: fazer o que se gosta e continuar amando quem já amo :)

Agora, lá vão as indicações:

- Arquiteta Móvel: Fernanda Mancini http://arquitetamovel.blogspot.com
- Constance Zahn: Constance Zahn http://www.constancezahn.com
- Oui!: Paula Vallias http://leoui.blogspot.com
- Toda de Branco: Georgia Nog http://todadebranco.blogspot.com
- Vá de Vintage! http://vadevintage.wordpress.com

É isso :D

6 de nov de 2009

Oficina de Fotografia da Faculdade

Hoje, quer dizer, ontem, participei de uma oficina de fotografia da semana de arquitetura da faculdade. As fotos ficaram granuladas porque a minha câmera tem ajuste digital e tive que tirar sem flash, com flash ficava muito escuro... Mas coloquei elas aqui!



O mais interessante desta oficina é que íamos até o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para fotografar, mas passando pelo Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer, vimos um circo e resolvemos entrar.


Lá descobrimos que ontem, dia 05/11 começou uma semana cultural patrocinada pela empresa Ticket, chamada de 3ª Semana Ticket Cultura & Esporte, que acontece aqui em São Paulo, no Rio, BH, Porto Alegre e Recife, DE GRAÇA!!!


Assistimos ao espetáculo do circo, que além de engraçado não era infantil, mas te levava direto para a infância, com direito a números engraçados, acrobacias, malabarismos e até maçã do amor, pipoca e refrigerante, tudo na faixa!

No site deles www.ticket.com.br/blog tem toda a programação, e durante os eventos eles entregam os programas e catálogos da exposição do MAM. Para se ter uma idéia, vão acontecer eventos de Artes Plásticas, Música Erudita, Esportes, Circo e Cinema, com sessões gratuitas em vários pontos da cidade. Os CÉUs também entram na programação.



Vale muuuito a pena participar dessa semana e fiquei muito feliz de ter participado por acaso, foi muito legal e me fez sentir criança de novo, mesmo que por alguns instantes.


OBS: todas as fotos foram tiradas por mim, e são as melhores, dentro do possível :)

Serviços:
3ª Semana Ticket de Cultura e Esporte
De 5 a 15/11 - São Paulo
www.ticket.com.br/blog

2 de nov de 2009

8ª Bienal de Arquitetura em SP

Megaeventos e futuro sustentável são temas da 8ª BIA em SP

O impacto da realização de megaeventos nos centros urbanos será o tema central da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), que vai de 31 de outubro a 6 de dezembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A organização espera um público de 400 mil pessoas, o dobro do público da edição de 2007.

Com o tema "Ecos Urbanos", a Bienal deste ano se propõe a abordar quatro conceitos: espacialidade, conectividade, originalidade e sustentabilidade. "Queremos falar sobre a responsabilidade do arquiteto na concepção dos espaços coletivos. Mesmo a construção com finalidade social tem de ter originalidade, conectar a malha urbana e ser pensado em sua totalidade", explica Rosana Ferrari, presidente-executiva da 8ª BIA.

Workshops e um Fórum Permanente de Debates, com a presença de nomes importantes da arquitetura internacional, a exemplo do suíço Jacques Herzog, do espanhol Jordi Farrando e dos portugueses Nuno Portas e Manuel Graça Dias, serão duas das principais atrações da edição deste ano. Tendo como base o cenário brasileiro atual e experiências anteriores com megaeventos, a exemplo dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, será avaliada a qualificação das cidades-sede dos jogos da Copa de 2014, em termos de planejamento urbano, transportes, logística, passando pela arquitetura de novos edifícios, iluminação, mobiliário, interiores e paisagismo.

"Teremos painéis, maquetes e constantes discussões sobre a consequência da realização de grandes eventos para os países. Queremos falar do legado positivo e o passivo deixado pelas construções e evitar os chamados 'elefantes brancos', em que o uso fica ocioso e comprometido", disse Rosana.

Nesta edição, a BIA também terá uma exposição de projetos de estudantes de arquitetura com o tema "Quiosques Sustentáveis" para parques; exposições internacionais de países como Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Itália e Portugal. Além disso, serão apresentados projetos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, uma mostra da Pirelli em comemoração dos 80 anos da marca no Brasil, e um projeto educativo para crianças e adolescentes em parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

"Bienal sustentável"
A organização da Bienal de Arquitetura prevê a utilização de materiais sustentáveis nas próprias instalações do evento, cujo resíduo gerado após a desmontagem será reciclado. Conversas sobre inclusão social de portadores de necessidades especiais e geração de emprego e renda para a população local também estão previstas.

Serviços:
De 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009
Terças a quintas, das 12h às 22h; sextas, sábados domingos e feriados, das 10h às 22h
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Fundação Bienal, Portão 3 do Parque do Ibirapuera
São Paulo-SP (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº)
R$ 12 (estudantes, idosos e crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada).
Grátis para crianças até 6 anos e, às terças-feiras, para todos os públicos.
Visitas de escolas com agendamento prévio gratuitas às terças e quartas-feiras.
Informações: www.bienalinternacionaldearquitetura.com

EU VOU ESTAR LÁ AINDA ESSE MÊS, E COLOCO AQUI NO BLOG TUDO PARA VOCÊS :)

OBS: Informações e fotos retiradas dos sites: www.bienalinternacionaldearquitetura.com e http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2009/10/30/ult4326u1426.jhtm