20 de jan de 2010

Belo Horizonte - Minas Gerais

No segundo dia, voltamos a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, onde estávamos hospedados. Aproveitamos que a chuva havia cessado e fomos para um city tour. Conhecemos vários bairros, no dia anterior estivemos até na Praça do Papa, mas nesse dia descemos para conhecer a Pampulha.

Para ver todas as fotos de Belo Horizonte, clique aqui!

Projetada pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro, a Avenida do Contorno.

Entretanto, Aarão Reis não queria a cidade como um sistema que se expandiria indefinidamente. Entre a paisagem urbana e a natural foi prevista uma zona suburbana de transição, mais solta, que articulava os dois setores através de um boulevard circundante, a Avenida do Contorno, bastante flexível e que se integrava perfeitamente na composição essencial. A concepção do plano fundia as tradições urbanísticas americanas e europeias do século XIX. O tabuleiro de xadrez da primeira era corrigido por meio das amplas artérias oblíquas, e espaços vazios, uma preocupação constante com as perspectivas monumentais que provinha do Velho Mundo, com marcadas influências de Haussmann.

Belo Horizonte surgia como uma tentativa de síntese urbana no final do século XIX. O objetivo de se criar uma das maiores cidades brasileiras do século XX, era atingido. Porém, o plano de Belo Horizonte pertencia a sua época, seu conceito estava embasado em fundamentos do século anterior.

O projeto da cidade foi inspirado no modelo das mais modernas cidades do mundo, como Paris e Washington. Os planos revelavam algumas preocupações básicas, como as condições de higiene e circulação humana. A cidade foi dividida em três principais zonas: a área central urbana, a área suburbana e a área rural.

A área central urbana receberia toda a estrutura urbana de transportes, educação, saneamento e assistência médica, e abrigaria os edifícios públicos dos funcionários estaduais. Ali também deveriam se instalar os estabelecimentos comerciais. Seu limite era a Avenida do Contorno, que à época se chamava de 17 de Dezembro. A região suburbana, formada por ruas irregulares, deveria ser ocupada mais tarde e não recebeu de imediato a infraestrutura urbana. A área rural seria composta por cinco colônias agrícolas com inúmeras chácaras e funcionaria como um cinturão verde, abastecendo a cidade com produtos hortigranjeiros.

Pampulha

A 8,5 km do centro de Belo Horizonte está a Região da Pampulha, com uma grande lagoa artificial, com belas e modernas residências. Ali há um conjunto arquitetônico de importantes obras: a Capela de São Francisco de Assis, localizada na beira do lago, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com pinturas de Cândido Portinari, recebeu jardins do paisagista Roberto Burle Marx. É também na Pampulha que se encontra o estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como o Mineirão, o segundo maior estádio de futebol do país; o Mineirinho, que detém o recorde de público em um jogo da Superliga, na partida entre Telemig Celular/Minas x Ulbra em 21 de abril de 2001 com a presença de 23.535 torcedores, e o recorde mundial de público em um jogo de vôlei indoor na partida entre Brasil e a Itália, com 25.326 torcedores presentes; a Casa do Baile; o Museu de Arte da Pampulha (MAP); o Parque Ecológico da Pampulha; o Jardim Botânico de Belo Horizonte; o Parque Guanabara; e o Jardim Zoológico da cidade.

OBS: informações retiradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte

3 comentários:

  1. Anônimo5/4/10 09:03

    Serviço Especializado de Acabamento em Móveis.
    Fabricação de Móveis planejados, para decorador (a) e/ou designer de interiores uma vez que projetar o serviço.
    Acabamentos em: Laca pu/ fosco, semi-brilho ou brilhante, Goffrato, verniz em todas as cores e tonalidades e restaurações de móveis . Mais de 10 anos de experiência! e-mail: village.moveis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaríamos de convidá-los para visitarem nosso blog e ver este novo conceito em arte: Uma nova técnica e reproduzimos retratos e imagens usando apenas pregos fixados em um painel!
    Gostaríamos muito de sabermos sua opinião sobre esta nova arte à qual simples pregos reproduzem a imagem de uma pessoa, de um animal, etc. Criando um interessante efeito 3D de sombras e profundidade.
    Nosso blog é pregandocomarte.blogspot.com
    Muito agradecido pela sua atenção.
    Atenciosamente
    Célia/Celso Silva

    ResponderExcluir
  3. Ola Carla,

    Gostaria de expor uma novidade em revestimento para Interiores.

    Empresa Eccowall, revestimento a base de fibras naturais e acrilicas.
    Site: www.eccowall.com.br
    http://www.facebook.com/ecco.wall.5
    email: eccowall@gmail.com
    Agradeco ja sua atencao!!!

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!