11 de set de 2010

Bertioga e o Primeiro Forte do Brasil

No feriado de 7 de Setembro, eu fui viajar para Bertioga. Apesar da chuva, descansei bastante e aproveitei para passear pela cidade. Eu nunca estive lá, e fui conhecer o pier, a balsa e o Forte São João.

O Forte de São João é o orgulho da cidade de Bertioga e patrimônio histórico do Brasil, pois foi o primeiro monumento erguido no país, no ano de 1532, pelos colonizadores portugueses. Ele era utilizado para defender as vilas de Santos, São Vicente e São Paulo dos invasores. Hoje é um dos cartões postais mais visitados no Litoral Paulista.
Created with Admarket's flickrSLiDR.
Declarado patrimônio histórico pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Forte São Jorge ainda mantém a sua característica colonial e é reconhecido como um dos fortes mais bem conservados do Brasil. Além da sua beleza arquitetônica, a fortaleza está integrada à natureza local, com o canal de Bertioga, a praia da Enseada e o Parque dos Tupiniquins.

Características

Inicialmente chamado de Forte São Thiago, foi construído em 1532, a mando do colonizador martim Afonso de Souza. Primeira fortaleza erguida no Brasil, construída em paliçada de madeira. Após um ataque indígena que resultou em sua destruição, foi reerguido em alvenaria no ano de 1547. As paredes eram de pedras, com argamassa de cal e ostras.

Em 1765 passou a ser chamado de Forte São João, devido à uma capela erguida em homenagem a este santo. Tombado em 1940 pelo IPHAN, recebeu obras de restauro. Após longo período fechado à visitação, em 2000, depois de outro processo de restauro, foi reaberto ao público.

Diversos artefactos estão expostos no forte, como uma armadura medieval, réplica da trazida por Martin Afonso de Souza, canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de soldados, entre outros artefatos utilizados pelos portugueses.

Serviço
Forte São João
Parque dos Tupiniquins e Praia da Enseada
Rua Luiz Pereira de Campos, 901 - Vila Itapanhaú - Bertioga
Tel: 13-3319-8000 / 13-3317-4128 (forte) - www.bertioga.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Oi Carla, tudo bem? Sou moradora de Bertioga e amante do Forte Sõ João, cartão postal de nossa cidade.Nosso forte é lindo e tem uma história e riquíssima. Adorei suas fotos. Maravilhosas!!!! Seja sempre bem vinda! Um forte abraço
    Larissa
    larsseni@ig.com.br

    ResponderExcluir

Para dúvidas, sugestões, comentários ou qualquer outra informação que achar importante, deixe sua mensagem aqui!